terça-feira, 14 de agosto de 2018

ESTUDO DIZ QUE LUZ AZUL EMITIDA POR SMARTPHONES ACELERA DEGENERAÇÃO OCULAR


Que não faz bem ficarmos grudados na tela de quaisquer dispositivos, isso todo mundo sabe. Acontece que ultimamente estamos ficando mesmo mais e mais viciados em smartphones e laptops e isso tem aumentado os problemas de saúde relacionados com tecnologia. Agora, um estudo publicado no periódico Nature revela que a luz azul emitida pelos aparelhos — que chegou a ser classificada como inofensiva no passado — pode acelerar o processo de degeneração de nossa visão.
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos. Uma equipe de cientistas descobriu que o brilho contínuo da luz azul transforma moléculas vitais em uma versão tóxica capaz de deteriorar mais rápido o processo de envelhecimento natural dos olhos — e a idade avançada é uma das maiores razões pela cegueira em todo o mundo.
"Estamos sendo expostos à luz azul continuamente e a córnea e a lente do olho não podem bloqueá-la ou refleti-la. Não é nenhum segredo que a luz azul prejudica a nossa visão, danificando a retina. Nossos experimentos explicam como isso acontece e esperamos que isso leve a terapias que retardem a degeneração macular, como um novo tipo de colírio", explica Ajith Karunarathne, professor assistente do Departamento de Química e Bioquímica da universidade.

Problemas de saúde relacionados à tecnologia têm aumentado

Não é somente a degeneração macular que vem preocupando os especialistas. Além de problemas psicológicos que a vida constante em um ambiente virtual possa levar, já existe o que os médicos chamam de “Síndrome da Visão Computacional”. Isso acontece quando a luz dos dispositivos está tão intensa que chegam a ser capazes de imitar a luz solar e bagunçar nossos hormônios, ao ponto de diminuir substancialmente a qualidade do sono.
luz smartphone
Para evitar os problemas com a luz azul nos olhos, Kaunarathne até recomenda óculos de sol com filtro ultravioleta — mas muitos dizem que isso também não surte muito efeito. Certo mesmo é o limite que cada um impõe para evitar exposição excessiva, especialmente no quarto escuro antes de dormir.
“Todos os anos, mais de 2 milhões de novos casos de degeneração macular relacionada à idade são relatados nos Estados Unidos. Esperamos encontrar uma maneira de proteger a visão das crianças que crescem em um mundo de alta tecnologia”, completa o cientista.

7 piores hábitos que você pode ter para sua saúde mental

Dizem que o nosso corpo reage às frustrações da mente e isso é real. Os nossos maus hábitos podem causar diversos tipos de doenças. Dependendo do que comemos, os lugares que frequentamos ou o quanto nos estressamos no serviço, podemos sofrer danos físicos às vezes irreversíveis. Um exemplo disso é o hábito de comer ovos com salsicha todas as manhãs, pois a pratica pode fazer o nosso colesterol aumentar, atingirmos a obesidade e até sofrer com problemas cardíacos. Uma série de coisas pode acontecer por causa de um costume alimentício. Não somente o nosso físico sofre com nossos hábitos. A saúde mental também pode ser afetada por causa de costumes.
Pensando um pouco melhor sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Buscamos e listamos alguns dos piores hábitos que podemos ter para a nossa saúde mental. Evitá-los é uma garantia de vida mais saudável e agradável. Se você souber de algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco.

1 - Má Postura


Acredite ou não, mas sentar-se "reto" pode reduzir os sintomas de depressão, de acordo com um estudo publicado no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry. Estudos mostram que a boa postura faz com que a autoestima e o humor melhorem. Além disso, a prática aumenta a positividade e reduz a fadiga.

2 - Culpa


O sentimento de culpa começa ainda na infância para algumas pessoas, quando nos mandam não desperdiçar comida, pois há diversas crianças passando fome no mundo por isso. Isso vai ficando mais intenso com o passar dos anos e chega uma hora, na vida adulta, que isso afeta diretamente as nossas atitudes. Sentir culpa por tudo pode fazer com que peguemos problemas que não são nossos e fiquemos frustrados quando não se resolvem. Isso tira a nossa auto confiança e desenvolve depressão.

3 - Falta de exercício


Seu estilo de vida sedentário pode trazer complicações para o coração, barriga e até mesmo para a saúde mental. O PsychCentral refere-se ao exercício como algo estimulador da natureza. A prática de atividades físicas pode aliviar a depressão, pois libera endorfinas e diversas substâncias químicas boas. O exercício físico frequente pode ainda distrair a mente e melhorar a interação social, ajudando a lidar com o estresse de forma saudável.

4 - Negatividade


Todos nós somos negativos vez ou outra. Isso em si não nos traz problemas mentais, no entanto, alimentar o sentimento de fracasso sim. Esses pensamentos nos fazem criar uma barreira que nos impede de alcançar nossos objetivos. Isso atrapalha o crescimento em todos os campos, pois nos desencorajam, levando-nos a depressão e ansiedade.

5 - Uso excessivo de smartphone


Usar frequentemente o smartphone é algo que nos supre de várias formas, mesmo que não seja acessando as redes sociais. No entanto, alguns profissionais de saúde mental temem que o uso em excesso possa causar a dependência. Podemos ver isso claramente com a necessidade das pessoas em verificar a todo o momento se não possuem alguma notificação. Esse uso sem limites é capaz de desenvolver depressão, ansiedade, estresse crônico e baixa autoestima.

6 - Arrependimento


O arrependimento é outro sentimento prejudicial. Todo mundo já se arrependeu por algo. Isso não é anormal desde que esse não seja um hábito diário. Uma pesquisa realizada pela Psychology Today diz que o arrependimento é mais comum em culturas onde as pessoas escolhem com mais facilidade as coisas para a sua vida. O ato de se arrepender constantemente leva a depressão, ansiedade, problemas de sono e dificuldade de concentração.

7 - Sono irregular


O nosso sono é a fonte de resiliência física e emocional. O sono ajuda-nos a enfrentar melhor os problemas quando acordarmos, pois estaremos descansados e dispostos. Quando perdemos o sono, ficamos mal humorados e nos irritamos por qualquer motivo. Estudos comprovam que até 90% das pessoas com depressão sofrem com a insônia e que, a maioria das que começam a ter insônia, desenvolvem depressão.

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-piores-habitos-que-voce-pode-ter-para-sua-saude-mental/