Saúde

Você sabe o que são aquelas bolinhas fedidas que aparecem na garganta?

     Sabe aquelas bolinhas esbranquiçadas que de vez em quando aparecem na garganta? Não estamos falando de placas de pus que podem surgir durante infecções mais sérias, como seria o caso de uma amigdalite, por exemplo, mas daquelas bolotinhas pastosas e fedidas que se formam nas amígdalas e que geralmente são expelidas quando tossimos ou espirramos. Sabe quais?


cáseos ou bolinhas na garganta 

   Então! Essas bolinhas, caso você não saiba, também são conhecidas como cáseos amigdalianos, tonsilólitos ou caseum, e não são nada com o que você deva se preocupar. De acordo com Alina Bradford, do site Live Science, basicamente, as bolotinhas consistem em acúmulos benignos de restos de tecidos, alimentos e bactérias nas reentrâncias que existem nas amígdalas.

Por que elas aparecem?

    Conforme explicamos em uma matéria anterior aqui do Mega Curioso, as amígdalas são aglomerados de tecido linfático que entram em ação quando inalamos ou engolimos agentes que podem causar doenças, ativando o sistema imunológico. Além disso, essas estruturas funcionam como uma espécie de barreira de proteção que evita que partículas, fragmentos de comida e outros objetos viagem pelo sistema respiratório e cheguem aos pulmões.



Pessoa mostrando cáseos 

     Segundo Alina, com o passar do tempo, esses fragmentos todos, juntamente com células mortas e bactérias, vão se acumulando nas cavidades presentes nas amígdalas. Então, o nosso organismo envia glóbulos brancos para atacar esses corpos estranhos, e quando essas células imunológicas terminar o “serviço”, o que fica para trás são partículas mais consistentes.
    Na maioria das vezes, nós simplesmente engolimos esses “restos de batalha” — eca! — sem nem perceber. Mas, se os fragmentos ficarem alojados nas reentrâncias das amígdalas (ou grutas), eles podem ir aumentando de tamanho até virarem as tais bolinhas fedidas.

https://www.megacurioso.com.br/saude-bem-estar/103985-voce-sabe-o-que-sao-aquelas-bolinhas-fedidas-que-aparecem-na-garganta.htm


10 locais públicos que mais tem germes


     Todos nós queremos ter uma boa saúde, mas nem todos se dedicam a isso. Acontece que manter o nosso corpo 100% saudável é uma tarefa extremamente difícil. Para conseguir esse feito, não basta apenas se alimentar bem e manter uma rotina composta por exercícios físicos diariamente. É preciso estar ligado aos locais que frequentamos. Podem ter germes em lugares que jamais imaginamos. Até mesmo o ar que respiramos pode estar contaminado e trazer coisas indesejadas para o nosso organismo. Se você está em um ambiente fechado e alguma pessoa gripada tem uma crise de espirros, a chance de você ser contaminado é grande.
    Mas não só isso. Acredite ou não, você não está seguro nem mesmo dentro de sua casa. Pensando um pouco mais sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. Nós da Fatos Desconhecidos buscamos e listamos para vocês alguns dos lugares públicos que mais tem germes e você nem imagina. Aproveite para compartilhar com seus amigos.
    Essa lista serve para te deixar em alerta, pois o que esses germes podem causar até sérias doenças. É recomendado sempre lavar as mãos e, se possível, desinfetá-las com álcool em gel.

1 - Corrimão


2 - Botões de Elevador


3 - Carrinho de Supermercado


4 - Menus de Restaurante


5 - Saleiros e Pimenteiros de Restaurantes


6 - Equipamentos de Exercício


7 - Caixas eletrônicos


8 - Dinheiro


9 - Apoio de �"nibus Coletivo










10  - Fechaduras

 https://www.fatosdesconhecidos.com.br/10-locais-publicos-que-mais-tem-germes/


7 TIPOS DE DORES QUE VOCÊ DEFINITIVAMENTE NÃO DEVE IGNORAR

Claro, não é toda dor que é precisa uma acompanhamento médico imediato. Entretanto, alguns tipos específicos de dores podem denunciar problemas seríssimos de saúde. Por mais que uma simples dor de cabeça não pareça ser nada, é preciso ficar atento.
O mais aconselhável é assim que aprender a identifica-los, é importante não tomar qualquer tipo de medicação por conta própria e sim procurar um médico mais rápido possível. E foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 tipos de dores que você não deve ignorar. Confira:

1 - Forte dores de cabeça

Dores de cabeça repentinas e intensas, pode ser um sinal que houve uma dilatação anormal de um vaso no cérebro. Diferenças dessa dor de cabeça com a enxaqueca por exemplo, são náuseas e sensibilidade à luz.

2 - Dores de dente

Cuidado, sentir dores de dente e range-los pode causar inflamação no nervo e um forte desgaste do esmalte. O certo é procurar o dentista para não ter problemas maiores.

3 - Cólica menstrual

Mulheres devem ficar atentas ao período menstrual, uma vez que remédios não amenizam a dor. Existem uma condição chamada endometriosa, ela pode comprometer a fertilidade e é mais comum do que se imagina.

4 - Dor na panturrilha

Está com dores na panturrilha e notou um caroço no local? Bom, procura um médico pois talvez seja trombose venosa profunda.

5 - Dor abdominal

Se você ainda tem seu apêndice comece a desconfiar de qualquer dor que sentir em seu abdômen. Dores abdominais seguidas de náuseas, vômitos são sinais de apendicite. Condição que requer atenção médica.

6 - Dores nas pernas

Você sente com uma certa frequência, dores agudas nas pernas principalmente à noite? Bom, talvez você seja diabético. O fato é que muitas pessoas vivem sem saber que são diabéticos, até sentirem dores agoniantes nas pernas.

7 - Dor no peito, o ombro ou mandíbula

dores
Um características de um ataque cardíaco, é uma forte pressão no peito. No entanto, algumas pessoas não sentem essa dor no peito, mas sentem dor no ombro, e na mandíbula. Então se você possui esse tipo de dor que não melhoram nem mesmo com remédio, procura um médico imediatamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário